[Bate Papo] Neide Freire

Comemorando 27 anos de carreira Neide Freire conversou um pouco com o Blog Confraria das Noivas e nos contou sobre a vida, a carreira, seu método de sucesso. Dedicada, talentosa, detalhista e incansável, a estilista é um dos principais nomes da alta costura em Alagoas e, sim, já conquistou clientes em outras cidades  do Brasil. As noivas que elegem essa pernambucana com coração alagoano  para criar um vestido, ganham o olhar clínico, a avaliação certeira e toda gentileza e atenção com as quais poderiam sonhar.

Confraria das Noivas – Neide, onde você nasceu, quando começou a desenvolver vestidos de festa e quando deslanchou na carreia?

Neide Freire – Sou natural de Caruaru, Pernambuco, mas desde os 9 anos resido em Maceió, período em que meu pai se encantou pela cidade. Como era de uma família formada por nove irmãos, – quatro homens e cinco mulheres -, minha mãe costurava peças simples para atender a demanda da casa. Desde pequena, sempre foi muito curiosa e já desenvolvia desenhos com os modelos dos meus vestidos e minha mãe executava. Sempre ficava observando, para que tudo saísse conforme minhas idéias. Aos 12 anos desmanchei um vestido da minha mãe e com esse molde pedi para que ela me ensinasse a costurar, e a partir daí, não parei mais. Aos 15 anos já fazia minhas próprias roupas, bem como, para os meus parentes. Em seguida, as minhas amigas começaram a solicitar também. Aos 18 anos casei e após o nascimento da minha primeira filha desenvolvia roupas de princesa para ela. E recebia algumas encomendas das minhas amigas, o que foi gerando uma clientela fiel. Essas meninas foram crescendo e assinei os vestidos que elas usaram nos bailes de 15 anos. Esse foi o marco na minha trajetória, pois das debutantes para as noivas tudo ocorreu de forma muito natural e gradativa até hoje. Em 2017 celebro 27 anos de atuação no mercado.

Confraria das Noivas – Como foi começar a criar para as noivas?           

Neide Freire – Após elaboração do vestido de 15 anos da minha filha, sobrinhas e clientes amigas enveredei pelo segmento das festas. Comecei a receber solicitações na área das noivas, o que possibilitou dar uma maior amplitude ao meu trabalho e potencial criativo. Foi desenvolvendo vestidos para noivas que me encontrei. Trabalhar com noivas é lidar com sonhos, e isso é muito prazeroso.

Confraria das Noivas – Seu trabalho alcança noivas fora do estado de Alagoas? 

Neide Freire – Sim, já assinei vestidos para outras regiões como: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Inclusive, algumas pessoas do Brasil já casaram fora do país com vestidos desenvolvidos por mim.

Confraria das Noivas – Há diferença entre construir uma peça para noivas e para eventos sociais?

Neide Freire – Sim, são propostas distintas. Um vestido de noiva exige mais mão de obra e tem toda uma análise em profundidade envolvida. Já os vestidos sociais também exigem estudo, no entanto, é algo mais leve em comparação às noivas. 

Confraria das Noivas – Que tipos de vestidos são mais procurados no seu atelier?

Neide Freire – As noivas que atendo gostam muito de vestidos românticos, que é uma das minhas marcas, inclusive. Sempre faço uso de elementos contemporâneos dentro do estilo romântico, aliando renda, transparências, tule, bordados, e customização.

Confraria das Noivas – Qual seu ponto forte, seu diferencial como estilista? Exige uma “marca registrada” nas suas criações?

Neide Freire – Como ponto forte considero o fato de estar próxima das clientes, acompanhando desde a criação, verificando o andamento da produção e provas, para que ao fim saia tudo dentro das predileções solicitadas. Minhas criações sempre têm um toque de romantismo, a construção de vestidos que deixem as mulheres como verdadeiras princesas norteiam meus vestidos, – para coordenar com esse dia tão relevante que é o casamento.

Confraria das Noivas – Fale um pouco dos diferentes vestidos que você elabora. De onde vem sua inspiração para desenvolvê-los?

Neide Freire – Meus vestidos são projetados sempre no sentido de atender o sonho das minhas clientes, meu processo criativo tem início após entrevista com a cliente para a partir desse momento poder formular o modelo. Minha grande inspiração é a mulher, e os sonhos das mulheres, essas são as minhas maiores fontes. Os grandes costureiros sempre aguçam minhas idéias, gosto muito do estilo do Elie Saab, por exemplo.

Confraria das Noivas – Quais suas dicas para que a noiva possa escolher de forma acertada seu vestido?

Neide Freire – Sempre digo para que a noiva não siga tendência ou modismo, nem tudo que está na moda fica adequado para todos os biótipos. Sempre se deve prezar pela harmonia dos elementos, fazendo a composição do modelo que fica adequado para cada corpo. 

Este ano, mais uma vez temos a honra e a alegria em ter Neide Freire no Evento Confraria das Noivas 2017.
Contato:
Endereço: Rua Porto Alegre, 299 – Farol, Maceió – AL, 57055-130
Telefone:(82) 3221-6630