Convide com charme e elegância

Elaborar a lista de convidados, escolher o modelo do convite e seu texto, distribuir os convites… Momentos prazerosos para os noivos, mas que em determinados momentos podem causar dúvidas como:
“Como devemos subscrever o envelope?” “Devemos convidar nossos chefes e o pessoal do trabalho?” “E as crianças, devemos incluir nos convites?” “É deselegante colocar no convite onde se encontra a lista de presentes?”
Bem, pensando nisso, o blog dará algumas dicas, para tentar ajudar com algumas questões.
Vamos começar com o tempo em que se deve enviar o Save the Date e o convite formal do casamento.
O Save the Date deve ser enviado a seus convidados entre 06 e 04 meses antes do casamento. Seu objetivo é comunicar aos seus escolhidos que reservem aquela data para estarem presentes no momento. É de bom tom e valoriza seus convidados, mostra o quanto os noivos desejam suas presenças. O Save the Date pode ser entregue em mãos, pode ser enviado via e-mail e até pelos correios.
Já os convites formais devem ser entregues entre 45 e 30 dias antes do casamento. Nunca depois disso. O mais elegante é que sejam entregues em mãos, mas é claro, para os convidados de longe não há nada de errado em enviá-los pelos Correios. Preste atenção ao tempo que esses convites em especial levam para serem entregues (principalmente para convidados que morem no exterior) e não deixem de levar em conta o prazo antes do casamento que precisam para estarem nas mãos de seus convidados.

Convites enviados por e-mail só no caso de celebrações muito pequenas e íntimas ou, em caso de um casamento feito com mais rapidez, quando o tempo entre a entrega do convite e a festa forem muito curtos.

As informações essenciais em um convite de casamento são: local, data e hora (cerimônia e recepção).
Quanto ao chefe e pessoal do trabalho, devem ser convidados apenas os mais íntimos. Nada de colocar o convite no mural da empresa/repartição, pois assim, você sugere que todos (sem exceção) estão convidados e corre o risco de receber em sua festa pessoas que não possuem vínculo de afetividade.

Crianças são bem vindas ao casamento, contanto que sejam da família ou filhos de amigos próximos. Na verdade, cabe aos pais decidir se levam ou não os pequeninos.

Agora, um ponto importantíssimo: A maneira que decidir subscritar os envelopes determina quem você deseja convidar. Então, vamos lá:
1- Quando se quer convidar todas as pessoas da família, deve-se colocar o nome do chefe desta família (que pode ser um homem ou uma mulher), seguido do último sobrenome e a terminação  “e família”.
2 – No caso de namorados, coloca-se o nome de quem está sendo convidado e em segundo plano, o nome do(a) acompanhante.
3 – Aos casais, os convites devem ser endereçados sempre em nome do homem, seguido do da esposa e do sobrenome do casal OU nome do marido com o último sobrenome seguido da terminação “ e esposa”.
4 – Solteiros recebem o convite com o nome e o último sobrenome.
5 – Em caso de convidados divorciados, deve-se enviar dois convites, um para cada, sem citar o sobrenome do outro.
6 – Caso queira convidar com menos formalidade, não há nenhum problema em usar “Aos amigos…” OU “Aos queridos…”
7 – Pronomes de tratamento estão em desuso, a não ser que vá convidar senadores, ministros e etc.

Caso queira enviar onde encontrar a lista de presentes, não há com o que se preocupar. Não é errado. Porém, procure ser elegante. Mande fazer um pequeno cartão, do mesmo papel e com a mesma letra do convite.

Os individuais ainda são muito utilizados e devem seguir a quantidade coerente a cada caso. São importantes mesmo com RSVP, que deve pedir a confirmação de presença até 15 dias antes do casamento. Aos que não responderem ao RSVP por e-mail ou site, o cerimonial deve se encarregar em telefonar e fazer a confirmação.
Caso queira informar aos seus convidados sobre o traje a ser usado na sua festa, pode incluir o dado ao convite. Mas, se determinar os trajes dos padrinhos, fale diretamente com eles, sem envolver os outros convidados.
Com o advento dos sites de casamento, todos os dados de seu casório ficam expostos a todas as pessoas, convidadas ou não. Cabe a você fazer a análise se isso é interessante, pois, além dos dados sobre o evento, padrinhos, damas, pajens e convidados também são expostos.

Moderação é sempre de bom tom.

Espero que aproveite as dicas e convide com bom gosto e elegância – seja qual for o estilo do seu casamento – todos aqueles com quem deseja compartilhar o dia mais importante de sua vida!! Sucesso noivinha!

Convite: Gráfica Mothé
Convite: Gráfica Mothé