Damas de honra crianças ou adultas?

Elas são lindas, fofas e arrumadas para serem daminhas de um casamento conseguem ficar ainda mais maravilhosas. As crianças escolhidas para abrilhantar o casamento dão sempre um show à parte. Porém é importante contar com imprevistos quando os pequenos estão envolvidos. São vários os aspectos que devemos observar: O primeiro é que eles não estão acostumados à roupa e podem se sentir incomodados. O segundo é a insegurança em ficar longe dos pais e desfilar diante dos olhares atentos de todos os convidados. Isso indubitavelmente, deixa as crianças nervosas. O terceiro ponto que não podemos deixar de falar é que (sem querer) muitas vezes exigimos um comportamento mais maduro dos pequenos para que tudo saia perfeito na hora do cortejo. Não esqueçamos meninas: são apenas crianças! Nada de deixá-las adultas demais ou exigir um comportamento assim.
OBS- Se, na hora do cortejo, alguma de suas crianças não quiser entrar, não force. Isto vai comprometer os registros fotográficos da festa.
Vale muito à pena investir em ensaios antes do grande dia. Isso pode fazer com que aquele protocolo se torne conhecido para as pequenas e facilite a participação delas na hora H.
Para evitar probleminhas, mal entendidos, aborrecimentos e as coisas desandarem, seguem algumas diquinhas simples e bastante válidas: não vistam as crianças muito cedo e nem prolonguem o uso da roupa por muito tempo se perceberem que elas estão incomodadas. Criança gosta de liberdade, de correr, de brincar e privá-las disso é um absurdo, mesmo que numa festa como um casamento.
Vale à pena levar uma roupinha confortável para elas colocarem assim que acabar a cerimônia e a sessão de fotos com os noivos.
Com esses cuidados, vocês garantem o sucesso de seu casório.
Mas, se gostam de inovação e querem imprimir mais personalidade ao seu casamento, por que não pensar em colocar damas adultas?
Vocês sabem a tradição que está por trás deste costume europeu? É muito bacana! Vejam:
“Este antigo costume, particularmente popular dos anglos-saxões, que se estabeleceram na Inglaterra no século V, está sempre em voga no exterior. O papel da dama de honra é muito importante, porque é sobre seus ombros repousa a “honra” para realizar muitas responsabilidades.
Na Antiguidade romana nasceu este costume: os noivos iam à igreja acompanhado por uma procissão de jovens vestidos iguais e com a mesma idade dos cônjuges. Imaginando, desta forma, que os maus espíritos não poderiam diferenciar os recém-casados do resto do grupo e não poderiam prejudicá-los, assim eles seriam poupados da miséria.
Hoje, as Damas de Honra têm muito menos do valor simbólico. Elas estão presentes geralmente para apoiar a noiva e são selecionadas a partir de familiares e amigas. Normalmente, elas participam ativamente na preparação do casamento e de sua realização, principalmente mesmo que seja num apoio moral para a noiva. O termo inglês é claramente menos honorífíco que a palavra francesa “Demoiselle d’Honneur”, mas tem o mérito de ser mais explícito pois “Bridesmaid” que significa servindo à noiva.
Por muito tempo, os seus famosos vestidos eram nos tons pastel e foram objeto de brincadeiras, e algumas recusavam mesmo fazer este papel de medo a ter um comportamento ridículo!
Hoje, damas de honra seguem mais a tendência da moda e ousam ser sexy! Às vezes uma forma idêntica para todas que é imposta pela noiva. Mais frequentemente, pode-se interrogar a noiva se usarem somente a mesma cor, uma iniciativa que permite cada uma encontrar o modelo com melhor caimento a sua silhueta, sem, no entanto, destoar nas fotografias.
O número pode variar de uma até quatro damas de honra, de acordo com cerimonial do casamento.
A tradição quer que nenhuma entre elas não seja casada. Este será objetivo para que sejam observadas bonitas por um “príncipe encantado” no dia do casamento!”
Viram só que super diferente?
E, optando por damas adultas, não há obrigatoriedade em abrir mão dos pequenos em sua cerimônia. Porém, se você não quer se preocupar com ensaios e possíveis imprevistos na hora do casamento, vale à pena escolher apenas as damas adultas. Além de ser um diferencial, vocês imprimirão uma novidade (em se falando de Brasil) em sua festa.