[DESTINO LUA DE MEL] LISBOA


Numa cidade que foi recebendo muitas e diferentes culturas vindas de lugares diversos do mundo ao longo do tempo, é incrível como ainda hoje, há um clima de aldeia em cada bairro histórico. Assim é Lisboa. Lendária, com mais de 20 séculos de história e que carrega consigo, em paralelo à modernidade, o culto à tradição. Tudo isso, fruto de um passado de glórias, ligado às grandes navegações e ao desbravamento de novas terras.

A CIDADE

Após ter sido quase completamente destruída pelo terremoto de 1755, a cidade foi reconstruída segundo os planos traçados pelo Marquês de Pombal. Atualmente, as ruas, ladeiras, monumentos, igrejas, museus e palácios de seus principais bairros são o retrato de um povo orgulhoso de seu passado e de seu presente. Catedrais góticas e mosteiros pitorescos fazem parte da paisagem urbana e colorida da cidade. Podemos percorrer a quadrícula de ruas da Baixa pombalina que se abre ao Tejo na Praça do Comércio e, seguindo o rio, conhecer alguns dos lugares mais bonitos da cidade: a zona monumental de Belém com monumentos do Património Mundial, bairros medievais, e também zonas de lazer mais recentes ou contemporâneas, como o Parque das Nações ou as Docas.
Continuando junto à foz do rio vamos perceber porque se diz que Lisboa é o centro dum vasto resort. Pela estrada marginal vamos conhecer praias e estâncias balneares que combinam villas e hotéis do início do séc. XX com marinas, esplanadas e modernos equipamentos desportivos, com particular destaque para o golfe e a náutica de recreio. Seguindo a costa vamos encontrar spots de surf de renome mundial, mas também os palácios espalhados pela paisagem cultural de Sintra, Património Mundial.
Tanto a norte como o a sul da capital, a grande variedade de paisagens e patrimônio fica sempre a curta distância. Com praias, parques naturais, percursos culturais e alojamento para todos os gostos.

DESTAQUES

Bairro de Alfama

O mais antigo e um dos mais típicos bairros de Lisboa com origem mourisca, Alfama é formada por ruas labirínticas e estreitas que levam ao topo da colina, cruzando edifícios que retratam todas as culturas que passaram pela capital portuguesa ao longo de seus séculos de história. Lá está a casa mais antiga de Lisboa, que resistiu bravamente ao já citado terremoto de 1955. É lá que estão o Castelo de São Jorge, que proporciona vista panorâmica sobre a cidade, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos.

Bairro Alto

Alternativo, charmoso e exótico. Durante o dia, o Bairro Alto tem ares de vilarejo onde todo mundo se conhece, mas sua vida noturna o transforma em uma zona boêmia agitada. Apesar das ladeiras, vale a pena caminhar e desvendar seus recantos, com lojas, simpáticos restaurantes e despretensiosas fachadas. Para quem tiver menos fôlego, o Elevador da Glória é um bonde elétrico que faz o trajeto colina acima. Do topo, a vista para o Rio Tejo é de tirar o fôlego.

Bairro Chiado

Situado entre o Bairro Alto e a Baixa de Lisboa, Chiado é um antigo refúgio de escritores e intelectuais. Atualmente, o bairro é um elegante centro comercial e uma das zonas mais modernas da cidade. Desde sempre ligado a uma Lisboa cosmopolita, o Chiado conta com diversos museus, igrejas – como a Igreja do Carmo, em ruínas, e teatros, incluindo o Teatro de São Carlos, principal casa de ópera de Portugal, inaugurada em 1793. Suas ruas e ladeiras com construções tipicamente lisboetas abrigam charmosos cafés, como o A Brasileira, um dos mais tradicionais do país, que recebia Fernando Pessoa.

 

 

HOSPEDAGEM

Pestana Palace Lisboa

Fundado nas maravilhosas proximidades do palácio do séc. XIX Valle Flor, cuidadosamente restaurado, o Hotel Pestana Palace acolhe os seus visitantes.

Este hotel luxuoso e elegante tem uma extraordinária vista sob o rio Tejo. É um membro privilegiado do grupo ‘The Leading Hotels of the World’ e considerado patrimônio nacional. Ao redor do hotel, encontra um exuberante parque privado, com variadas plantas e árvores subtropicais, apresentando uma magnífica vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa.

O Restaurante Valle-Flôr está integrado no Hotel e é altamente recomendado pela sua soberba cozinha e classe incomparável. Selecionado para ser restaurante oficial da edição de 2010 do evento 7 Maravilhas Naturais de Portugal, o Restaurante Valle-Flôr provou ser verdadeiramente único.

 

Altis Belém Hotel & Spa

Representando uma visão contemporânea da Era dos Descobrimentos, o Altis Belém Hotel & Spa está localizado à beira do Rio Tejo, como belas vistas de Lisboa. A decoração proporciona uma viagem pelos cinco continentes. Nos três restaurantes, os hóspedes disfrutam da leve gastronomia japonesa e tradicionais pratos lusitanos, acompanhados de uma excelente carta de vinhos e coquetéis. Destaque para o premiado spa by Karin Herzog.

 

Tivoli Avenida Liberdade Lisboa

Um dos hotéis mais elegantes de Lisboa, o Tivoli fica a poucos passos das boutiques de grife da Avenida da Liberdade e a poucas quadras dos agitados Bairro Alto e Chiado. Os quartos e suítes têm decoração clássica. A piscina fica protegida pelas árvores e flores do bem cuidado jardim do hotel. Na cobertura do Tivoli, o descontraído Sky Bar anima as noites lisboetas no verão e oferece uma das melhores vistas da cidade.

 

DICAS:

Como chegar: Há voos diretos saindo de Recife, Salvador e São Paulo com destino à Lisboa.

Clima: Em Portugal, as temperaturas médias anuais são 13°C no norte e 18°C no sul. Os meses da primavera e verão são ensolarados e as temperaturas são altas durante os meses secos de julho e agosto.

Os verões são amenos nas terras altas do norte do país e na região litorânea do extremo norte e central.

O outono e o inverno são tipicamente ventosos, chuvosos e frescos, sendo mais frios nos distritos do norte e central do país, nos quais ocorrem temperaturas negativas durante os meses mais frios, implicando em precipitações de neve.

Melhor época: A melhor época para visitar Portugal vai de maio a outubro, quando a temperatura é mais alta, e as cidades têm mais vida. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus e, por isso, diversas regiões do país podem estar muito cheias, com hotéis, restaurantes e atrações superlotados.

Nenhum comentário