Spritz – O drink do momento nos casamentos

Meninas, essa dica vai principalmente para quem está idealizando um casamento mais leve, informal e diurno e descontraído. O Spritz é a nova sensação nos casamentos que têm esse perfil. Vinho, club soda e licor compõem a fórmula que fez sucesso no calor europeu e está conquistando os brasileiros.

Servidos como aperitivo, os drinques spritz (termo que reproduz o barulho da esguichada de um líquido gasoso) foram criados em Veneza quando a cidade fazia parte do império austríaco.

A receita é simples: tem como base o vinho branco misturado com soda ou água com gás e é turbinado por algum licor. O mais famoso deles, o Aperol Spritz, leva o bitter Aperol (um mix de laranja e infusão de ervas, que antes não era muito fácil de encontrar, mas agora, comprado pela gigante Campari, tem larga distribuição no Brasil) e ganha um toque extra da indefectível fatia de laranja que costuma acompanhar as bebidas italianas amargas.

spitz

Há quem troque o duo “vinho + soda” por prosecco, equanto o Apperol pode ser substituído por outro ingrediente que adicione sabor de acordo com o gosto do freguês – como licor de frutas, como cassis, para quem gosta de bebidas mais doces.

O copo de serviço mais usado para spritz é o baixo – que pode ser ou não arredondado. Bares mais classudos, porém,  passaram a servir o coquetel em taças martíni ou mesmo de vinho Bordeaux. No Zena, ele chega à mesa em um copo Collins, enquanto que na pizzaria Soggiorno, que incluiu recentemente o coquetel em seu cardápio, é servido em uma taça de vinho. O bar e restaurante Bottagallo, que tem uma série de drinques italianos no cardápio, serve em um copo amplo e largo, parecido com os usados para refrigerantes.

Caso o seu buffet não faça a bebida, vocês podem repassar a receita a ele ou colocarem a mão na massa e produzirem vocês mesmas para o casamento.

Receita:

– 75 ml de água com gás

– 75 ml de espumante

– 75 ml de Aperol

– rodelas de laranja

– cubos de gelo

Coloque os cubos de gelo no copo, então coloque primeiro o Aperol, em seguida o espumante e por último a água com gás.

Decore com uma rodela de laranja e faça sucesso na sua festa!

Sem contar que já uma super dica para receber os amigos em casa depois que voltar da lua de mel.

Beijos azuis.